Conheça o Texto do Sutra do Coração

Conheça o Texto do Sutra do Coração

O sutra da perfeição da sabedoria ou sutra do coração é um conhecido sutra budista mahāyāna. Notável por sua brevidade, concisão e claridade, o sutra do coração tem esse nome por ser considerado representativo dos ensinamentos básicos dos sutras da perfeição da sabedoria, que são muito mais longos. Não é difícil ter o texto completo do sutra em uma única página.

O Zen em particular enfatiza bastante o estudo do sutra do coração. Sua versão chinesa é recitada com frequência (na pronúncia local) em cerimônias na China, Japão, Coreia e Vietnã.

Alguns acadêmicos acreditam que o Sutra do Coração foi composto originalmente na China e posteriormente traduzido para o sânscrito. Essa não é uma opinião predominante, ainda que a versão chinesa seja de fato muito mais influente do que a versão em sânscrito.

Neste Sutra, o bodhisattva da compaixão Avalokiteśvara, sânscrito "Aquele que olha para baixo" (em socorro dos seres em sofrimento) descreve a vacuidade (Shunyata) a Shariputra por meio de uma metáfora para a originação dependente e as Duas verdades: (a conhecida afirmação de que) "forma é vacuidade, vacuidade é forma".

Declara que também os skandhas, isto é, os cinco agregados da existência humana, são, eles próprios, vazios. "Dessa forma, Avalokiteśvara afirma que o transcendente é encontrado apenas em sua manifestação no imanente, e em nenhum outro lugar".

O Sutra do Coração é encerrado com um mantraou dharani, que induz o recitador à compreensão da verdade:

 Sutra do Coração

Sutra do Coração:

Quando bodhisattva avalokiteśvara praticava profundamente a sabedoria, viu claramente que os cinco agregados (orgulho, ganância, medo, ignorância e desejo são vazios em sua natureza. Assim, libertou-se de todas as tristezas e sofrimentos.

Oh Shariputra, a forma é o vazio, o vazio é forma. A forma não é outra senão vazio, o vazio não é outro senão forma. As sensações, percepções, vontade e consciência também são assim.

Oh Shariputra todos os fenômenos são vacuidade. Não aparecem nem desaparecem, não são impuros nem puros.

Portanto, no vazio não há forma, sensação, percepção, vontade, consciência; Não há olho, ouvido, nariz, língua, corpo, mente; Não há cor, som, odor, sabor, tato, fenômeno; Não há o reino da visão até o reino da mente; Não há ignorância e o fim da ignorância, até a velhice e a morte e o fim da velhice e a morte; Não há o sofrimento, a origem, a cessação, o caminho; Não há sabedoria, nem ganho, nenhum ganho.

Sem o que ganhar, o bodhisattva permanece na perfeição da sabedoria. E não tem obstáculos em sua mente. Sem obstáculos e, portanto, sem medo, ele fica bem distante da ilusões; Isto é o nirvana.

Todos os budas dos três tempos, através da perfeição da sabedoria alcançam a iluminação insuperável, completa e perfeita.

Portanto saiba que o mantra da perfeição da sabedoria é um mantra de grande divindade, um mantra de grande sabedoria, um mantra insuperável, um mantra inigualável, capaz de eliminar todo sofrimento, isto é verdade, não é mentira.

Então, proclame o mantra da perfeição da sabedoria o mantra diz:

Vá, vá, vá além.

Vá além do além.

Despertar, quão maravilhoso!

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